Low/No poo: o que é? Por onde começar?


Há uns dois anos mais ou menos li uma matéria sobre pessoas que não usam shampoos nos cabelos. De início achei bem estranho, até meio bizarro, mas como o passar do tempo fui vendo que é cada vez maior a quantidade de pessoas que procuram métodos alternativos para cuidar dos seus cabelos. 


No fim do ano passado descobri as técnicas No e Low poo(No poo não se usa shampoo e no Low poo se usa shampoo sem sulfatos fortes), fui me interessando cada vez mais, pesquisei bastante e por fim, comprei o livro da criadora da técnica Lorraine Massey: "O manual da garota cacheada - o método curly girl" para me aprofundar de vez nesse assunto.

O livro foi pensado para as mulheres com cabelos cacheados(isso inclui os ondulados e os crespos também), Lorraine passou a vida tentando descobrir um jeito de cuidar melhor dos seus próprios cabelos, como ela conta no livro, depois de anos procurando produtos que agredissem menos os fios cacheados que já são naturalmente mais secos, já que a oleosidade natural do couro cabeludo não consegue chegar até as pontas, ela desenvolveu a técnica e dá dicas de chás e métodos naturais para definir os cachos.


Se você se interessou e quer saber mais, comece escolhendo umas das técnicas e veja com qual se adapta melhor:

No poo - não se usam shampoos, nem silicones insolúveis, apenas os solúveis em água. Para lavar os cabelos se usa condicionador(de preferência com ingredientes botânicos), a técnica é chamada de Co-wash. Também pode-se lavar os cabelos com misturas caseiras e chás.

Low poo - usa-se shampoos sem sulfatos fortes, e pode usar silicones insolúveis e solúveis. Alguns adeptos do Low poo também utilzam o Co-wash como forma de lavar os cabelos(mas sem abrir mão do shampoo sem sulfato, pois só ele retira os silicones insolúveis)

O primeiro passo é abandonar os petrolatos(derivados do petróleo). Esses produtos além de se acumularem e formarem uma capa em volta dos fios(dizem que isso pode impedir que os tratamentos penetrem) só são retirados dos cabelos com os shampoos de sulfato forte, e eles não serão usados nessas técnicas, então, nada de petrolatos.

Abaixo vou mostrar listas com tudo o que se deve evitar(além dos petrolatos acima), para isso é importante que você leia os rótulos antes de comprar seus produtos:

Se você optou pelo No Poo pule essa parte jáque não vai usar shampoo para lavar os cabelos. Mas se vai fazer Low Poo escolha os sulfatos fracos.

 Os silicones solúveis podem sem usados por quem faz as duas técnicas, já que serão removidos com água. Já os insolúveis precisam do shampoo sem sulfato para serem retirados dos cabelos. Porém, no livro Lorraine desaconselha o uso deles, prefira produtos sem silicones sempre que puder.

Um composto bastante utilizado para substituir os sulfatos é o Cocamidopropyl Betaine, que pode estar presente tanto em shampoos quanto em condicionadores para Co-wash, no entanto, deve se tomar cuidado, pois ele pode dar reações alérgicas em algumas pessoas.

Sobre os parabenos também há controvérsias, apesar de servirem apenas como conservantes, Lorraine diz que não devemos usá-los, pois existem alguns estudos os associam ao câncer.

Se você gostou e ainda quer saber mais sobre Low/No Poo clique nos links abaixo e divirta-se:
Cacheia, Mari Morena e Acorda bonita...
Bjussss

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, espero que tenha gostado do blog. Volte sempre!!! Bjussss