Viver sem produzir lixo... é possível?!


Já se imaginou vivendo de forma sustentável sem produzir lixo?!
Pois essa é a realidade da americana Lauren Singer. Ela compartilha seu modo de vida no blog Trash is for Tossers("lixo é para os idiotas" em tradução livre), onde mostra as alternativas que utiliza para minimizar os impactos no meio ambiente e produzir pouco ou nenhum lixo.

Tudo começou em 2012, enquanto estudava sobre o meio ambiente na Universidade de Nova York. Certo dia, ela começou a reparar em uma menina que comia seu almoço todos os dias e depois jogava fora o recipiente de plástico descartável, uma garrafa de água, talheres, e uma sacola. Singer pensou em como a garota era hipócrita, mas nunca disse nada. Ao invés disso, ela focou sua frustração em seu próprio consumo de plástico, que ela notou envolver quase toda a comida em sua geladeira.

“Eu estava com muita raiva de mim mesma”, ela disse. “Eu decidi que aquele dia eu tinha que largar o plástico. Houve muita introspecção – eu decidi que precisava 
parar de julgar as pessoas [ecológicas] tanto.” Aos poucos, ela incorporou hábitos que reduziriam seu desperdício a quase nada.


“Meu ex-namorado usava bicarbonato de sódio como pasta de dente e eu costumava dizer ‘você é nojento’. Então, ironicamente, a primeira coisa que eu fiz foi pasta de dente de bicarbonato de sódio e óleo de coco”, ela disse. Lauren também limpa seu banheiro com vinagre branco(essa dica já é bem conhecida aqui no Brasil), carrega sua comida em marmitas de vidro e até faz sua própria maquiagem... agora compra comida em grandes quantidades e praticamente parou de comprar roupas novas, porque não sabe o que fazer com as etiquetas de plástico ou aqueles lacres que prendem as etiquetas na roupa. O que não pode ser evitado, como papel higiênico, lixo orgânico, etc... ela leva semanalmente para um local que produz adubo. 

Lauren afirma que nesse potinho da imagem acima está todo o lixo produzido por ela(e que não pode ser reciclado) durante dois anos... UAU!!!

Admiro e acho importantíssimo quem consiga viver assim, ainda mais hoje em dia em que tudo é descartável, mas não sei se conseguiria... 
Bjusss 

Um comentário:

  1. Eu faço o possível, pelo menos, para reciclar algumas embalagens, guardá-las para reutilização e também gosto de separar o lixo.
    Mas viver toda uma vida sem nenhum lixo descartável, ou quase nenhum, é uma missão bem difícil.
    Porém, dou os parabéns a essa americana!

    Meu blog: Izabel Pariz Art Blog

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, espero que tenha gostado do blog. Volte sempre!!! Bjussss